Você já parou para pensar no que te faz feliz?
Qual é o seu maior momento de felicidade plena, que te faz deixar sair dos “eixos” e ser você mesmo sem amarras do que os outros vão pensar?
Quando foi a última vez que você gargalhou até chorar? Se não conseguir responder essa, está na hora de procurar algo que realmente te tire dos eixos...rs
A vida por si só já está pesada demais. Você levanta cedo, sequer olha para quem está ao seu lado, porque “poxa, tá cedo demais!”, o café da manhã é engolido porque está atrasado, sai de casa e... PARA!!! O trânsito, às vezes, para na porta da sua casa... aí chega ao trabalho e ah, sequer dá um bom dia! Aqui não estou falando de abrir a boca mecanicamente e dizer como um robô: bom dia, estou dizendo desejar verdadeiramente um BOM DIA para quem está ao seu lado. Então, você se senta à sua mesa, abre seu email que você tinha conseguido zerar na noite anterior, afinal saiu muito tarde do trabalho para isso e vem a surpresa. Caixa de entrada: 78 emails! Caramba, são 9h da manhã, esse pessoal trabalha de madrugada? E sim, tem muitos emails na madrugada. Atenção para não ser mais um desses que respondem aos emails como se não existisse vida pós trabalho.
Enfim, o dia segue, você corre, reunião atrás de reunião, o almoço, às vezes, é horário de luxo ou você sequer consegue sair da sua mesa e engole um sanduíche ali mesmo, em cima do teclado e respondendo emails com a outra mão ou sai para almoçar e continua falando de trabalho, trabalho, trabalho... Há quanto tempo você não faz um almoço prazeroso no seu horário de trabalho?
Aí, você volta para o segundo round, mais pesado, afinal não tirou proveito ou saboreou sequer o alimento e lá no fim do dia, quando você finalmente pensa: “hoje vou sair no meu horário”, parece que um caminhão despeja tudo em cima da sua mesa justamente 15 minutos antes de você ir embora e isso não é um trabalho de 15 minutos...
Quando finalmente consegue sair, volta para o cenário de inércia total no trânsito. Chega em casa e não tem força física ou mental para conversar com quem mora com você. Só quer se afundar no sofá, porque até ir ao banheiro tomar banho é um ato completamente desgastante, liga à TV como passatempo e não realmente para prestar atenção nela e nos momentos em que você consegue prestar atenção você vê assaltos, mortes, violência, trânsito, corrupção... as matérias se baseiam pura e simplesmente nisso. Na sequência começa a novela, ufa, uma historinha para te distrair, mas com traições, brigas, injustiças, vingança, inveja... até que você cria coragem, levanta, toma um banho e deita, ainda sendo monossilábico com quem mora com você, afinal o dia foi pesado.
Nossa, você deve estar se perguntando, isso é um post sobre o que te faz feliz ou um manual da depressão?rs
Aqui descrevi a rotina de muitos brasileiros e eu me incluía justamente aí, por isso falo com propriedade. E também não estou falando em revolucionarmos e abandonarmos os empregos para vender coco na praia. Afinal, faltariam praias se todos fizessem isso...rs A economia precisa girar e o trabalho tem que ser feito, mas tudo isso pode ter uma bela pitada de amor e bom humor!!! Isso já é um trabalho diário e também já provei disso e quanto mais amor e bom humor, o seu dia melhora e o das pessoas que convive próximas a você também!
Vamos lá, o que acha de fazer um ato de carinho no café da manhã com quem mora com você?
Pode ser algo simples, porém com muito amor, como deixar um bilhete pendurado na geladeira, mas não de afazeres, mas um bilhete de bom dia e eu te amo!, escreva de batom no espelho para quando a pessoa acordar ver, deixe o café pronto numa mesa preparada com carinho, enfim, atos muito simples que elevam a sua vibração de amor ao próximo e com certeza anima muito o dia do outro. Seguimos com o trânsito (argh, mas ok, ele está lá, não dá pra fugir...) coloque uma música que você goste, cante e dance ali no carro; para quem segue de transporte público também coloque sua música, no fone! Divirta-se! Mas não esqueça de olhar ao seu lado para dar assento à alguém que precise e você, motorista, dê passagem para alguém na rua.
Dê um verdadeiro bom dia para o rapaz que manobra o seu carro, para o motorista e o cobrador de ônibus. Chegue ao trabalho e faça o mesmo desde a primeira pessoa que ver, o segurança, a recepcionista, a tia da limpeza (desculpe, mas aqui tenho que deixar meu bom dia diário para a Dona Norma), as pessoas que trabalham com você. Porque não levar um mimo para as pessoas que estão ao seu lado? Um email de carinho, elogios sinceros... vai até a copa buscar água para você? Porque não trás uma água para o colega ao seu lado ou convide-o para ir com você.
Não se aborreça com o trabalho e os 78 emails matinais, eles estarão aí, você reclamando ou não... Use o horário de almoço para ter papos prazerosos, com pessoas agradáveis, esfrie sua cabeça porque logo mais você voltará para o trabalho.
Tente sair mais dentro do seu horário possível, aceite que existe uma vida pós trabalho e que ela é tão importante quanto o seu trabalho.
Quando chegar em casa, vá caminhar sozinho ou acompanhado, evite assistir o jornal - só tem desgraça que vai te fazer ficar com medo, para não ficar alienado ao mundo vá a páginas da internet de notícias, não fique tanto tempo no Facebook, mas antes dê uma passadinha no Ka Zen para ler um bom gesto ou palavras de conforto. Deite, leia um livro e agradeça o dia que teve, pense porque algo o magoou naquele dia, não para encontrar culpados, mas para encontrar você mesmo nesta situação (este assunto é longo e deixarei para outro post), coloque a cabeça no travesseiro reflita, agradeça e descanse em paz para começar um novo dia com muita luz e energias positivas.
Beijos,
Karine Briotto
Comments